Onipotente.org
 * Beba na fonte da Igreja Cristã Primitiva: leia o Novo Testamento

  Página Inicial

  As Duas Grandes Leis Espirituais

  Prefácio
 
Apresentação

  1 Cap.1
 
1 Cap.2
 
1 Cap.3
 
1 Cap.4
 
1 Cap.5
 
1 Cap.6
 
1 Cap.7
 
1 Cap.8
 
1 Cap.9
 
1 Cap.10
 
1 Cap.11
 
1 Cap.12

  2 Cap.1
 
2 Cap.2
 
2 Cap.3
 
2 Cap.4

  3 Cap.1
 
3 Cap.2
 
3 Cap.3
 
3 Cap.4
 
3 Cap.5
 
3 Cap.6
 
3 Cap.7
 
3 Cap.8
 
3 Cap.9
 
3 Cap.10

As Duas Grandes Leis Espirituais
Descerrando o véu que oculta o Mistério da Vontade de Deus

Terceira Parte, Capítulo 5
A RELIGIÃO E A CIÊNCIA OFICIAL DENTRO DA LEI DE LIBERDADE

Se a Verdadeira Doutrina do Senhor tivesse sido ensinada sem interrupções, é indubitável que a Humanidade seria outra: teria desaparecido o egoísmo individual, origem do egoísmo coletivo causante de todos os males humanos; a fraternidade teria reinado na Terra, porque Cristo teria vivido em todas as almas; o mundo teria sido totalmente redimido. Mas, existe uma Lei que impede o avanço coletivo em todas as suas ordens, pois, nem todos os homens são amantes do Progresso Espiritual, pelas razões já expostas abundantemente. Contudo, o beneficio recebido pelo mundo, seguindo a Verdade, teria atenuado, pelo menos, os grandes males sofridos e os que virão, como consequência do extravio moral dos falsos guias da Humanidade.

Não procuremos lembrar os males já sofridos, porque existem razões para não condenar os que desconheceram a Verdade.

Não condenemos a geração presente, nem as próximas antepassadas, já que o extravio remonta a algo mais de XVII séculos.

Suportemos a carga de nossos antepassados, como uma herança "cármica" ou um atavismo ancestral.

Não podemos condenar aos nossos antepassados próximos nem remotos; não devemos converter-nos em juizes das gerações passadas.

"NÃO JULGUEIS, PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS, E SE JULGARDES, JULGAI COM JUSTO JUÍZO", disse o Senhor, "PORQUE COM A MEDIDA COM QUE MEDIRDES, VOS TORNARÃO A MEDIR". (S. Mateus, 7:1 e 2)

Deixemos, pois, o passado que horripila; ergamos os olhos no presente:

Qual é a situação atual do mundo? Puderam as religiões salvá-lo dos seus desvarios? Progrediu o mundo moralmente? Devemos confessar que não; ao contrário, cresceu a maldade, segundo estava profetizado.

Se por um lado as Ciências e as Artes deram, desde o século precedente, um gigantesco passo, em troca, esse progresso, vanglória dos sábios, recaiu sobre o mundo, convertido na espada de Dámocles!

A sabedoria dos homens, inconscientemente, lavrou a sua própria destruição!

Poderia objetar-se que a Ciência não é culpada? Ela trabalhou para o conforto da Humanidade; pobre do mundo sem Sofia! Em que estado de atraso nos encontraríamos? Ela impôs-se um Ideal: o beneficio do mundo. Mas não só com a Ciência Humana poderia viver o mundo: a realidade tem-no demonstrado.

A Ciência nada vale sem a Moral. Se a própria Ciência perde a sua finalidade e converte-se em arma de Morte e de Destruição, é porque o homem mudou o destino do Facho que ilumina os Manes que se esforçam pelo progresso material dos seus semelhantes.

Vemos que o Facho da Ciência nos arrastou por mau caminho, apesar de todos os seus benefícios: se ela própria nos fere e ela mesma nos cura, sem haver compensação entre a ferida causada e os alívios que nos dá; isto quanto ao material. Mas, quanto aos prejuízos morais, não existe Ciência Humana que os cure, pois ainda não chegou a dominar a Matéria e muito menos o espírito: há enfermidades incuráveis, físicas e morais.

E os sofrimentos morais refletem-se no corpo, como as dores físicas se refletem na alma!

O homem não tem só um corpo material; tem também um corpo espiritual; mas não trabalhou pela vida de ambos.

A balança se inclinou, rompeu-se o equilíbrio: o peso material sobrepujou o lado oposto, espiritual.

Uns são construtores e outros destruidores; e todos bebem da mesma fonte, a Ciência.

A Ciência Oficial impõe-se com seus descobrimentos e rege como auxiliar de uns e de outros, porque rompeu-se a harmonia.

A Religião cooperou com a Ciência, aumentando assim a desarmonia da Humanidade.

O Culto Externo não pôde remediar a sua ação própria, a qual recaiu em desprestígio da própria Religião.

Religião e Ciência, criações dos homens, harmonizaram-se; os pólos opostos na aparência, se uniram; e ambas auxiliam-se mutuamente. Os dois inimigos do mundo lavraram o campo em que as suas vítimas perecerão: as guerras, as revoluções, as pestes, e todas as pragas inerentes a estas fontes de males.

A Religião desviou a Ciência, destruindo a Moral: Eva enganou Sofia, seduzida pelo Diabo, a Mentira.

As Duas Amigas glorificam-se, reciprocamente, bendizendo as suas obras. Os "descobrimentos" de uma ajudaram à outra; multiplicaram as próprias "invenções". A Religião abençoou tudo que é Bom e tudo o que é Mau, porque faltou-lhe o Discernimento, e a "água benta" foi rociada à destra e à sinistra: sobre homens, monumentos, palácios, praças, "igrejas", catedrais, basílicas, torres, pontes, navios de toda classe (de passageiros, de carga, encouraçados, submarinos), canhões, torpedos, sabres, espadas e armas de toda espécie; tudo foi batizado, até os jardins zoológicos!

A Religião transformou-se em uma poderosa organização comercial e industrial com filiais espalhadas por toda a Terra! O Egoísmo e a Ambição foram o seu Fogo Sagrado... e os homens ficaram cegos, como quem olha o Sol à hora meridiana, num céu límpido, em dia lindíssimo de Estio! E na sua cegueira faltou-lhes a Consciência da Verdade!

As Duas Amigas, Religião e Ciência, têm também as suas divergências: cada uma delas pretende o predomínio do mundo; mas, no fundo, confraternizam, perdoam-se mutuamente; e, como Rainhas, dominam o Intelecto e a Moral, conforme as suas conveniências. Mas, como são cegas, produto da sua própria limitação, finitas, cheias de uma vaidade insuportável, locupletando-se com todos os seus caprichos, não vêem as consequências: a morte da "falsa ciência" e da "falsa doutrina", porque "a sua insensatez será manifestada a todos." (S. Mateus, 24:35; Apocalipse, 18:7 e 8, II Timóteo, 3:9).

A Ciência Oficial, produto da sabedoria humana, sobreviverá à Religião, mas também terá o seu fim com o próprio mundo.

Mais de XVII séculos passaram os homens no desconhecimento da Verdadeira Ciência, a Ciência de Deus, que Cristo ensinou à Humanidade.

A Inspiradora da Verdade, porque se ampara em "Princípios Absolutos", a Ciência que é segundo Deus, que é Ilimitado; a Ciência que é Luz Eterna, para quem se ilumina com os seus raios!

A Ciência que vem de Cima, "transforma as armas de guerra em arados", aniquila o Ódio e exalta o Amor, destrói a Mentira e une à Verdade. Substitui as Trevas pela Luz Resplandecente!

A Ciência de Deus é a Grande Transmutadora!

A Consciência Coletiva da Humanidade sublevar-se-á contra a Mentira Religiosa e a destruirá, não permitindo que ela possa fazer mais vítimas!

Tudo o que tem concepção humana terá fim. O homem terreno, limitado, imperfeito, transitório, não pode produzir o espiritual, ilimitado, perfeito, permanente.

As concepções aparentemente humanas que sobrevivem são sempre inspiradas no Aspecto Luminoso de Deus.

Constantemente o homem confunde as Trevas com a Luz e a Luz com as Trevas e se produz o Caos; esta é a situação atual da Humanidade, como foi em todas as épocas.

As ações e Reações reproduzem-se em todos os tempos: é a luta entre o bem Bem e o Mal.

Nesta luta, quem sairá com a Vitória? O Bem, com as suas armas, amparado na couraça da Justiça e no escudo da Fé que descem do Altíssimo.

Cada dia a luta será mais violenta: "Guerra em Cima, nos Céus; e guerra, em baixo, na Terra. E lutarão Miguel e seus anjos, contra o Dragão e seus anjos; e lutarão o Dragão e seus anjos, contra Miguel e seus anjos." (Apocalipse, 12:7)

Ambas as potências aumentaram na Terra: grande espiritualidade e grande materialidade. Esperemos o fim da luta; a Verdade abrirá caminho: as Trevas são temporais, a Luz é Eterna.

E o que é Eterno, vence ao que é temporal: a Luz vence as Trevas, a Verdade vence a Mentira.

E o campo da luta está na consciência dos homens e se exterioriza no mundo físico, em forma coletiva. A que estado chegou a Humanidade? Pelos seus frutos a conhecereis: grandes guerras, fruto do Egoísmo individual, constitutivo do Egoísmo coletivo. Grandes guerras frutos do Bem, conquistadoras do Bem coletivo.

"Melhoremos o indivíduo em particular, e melhoraremos a coletividade"; isto, para a Ciência Oficial e para a Religião, foi impossível: os fatos consumados e por consumarem-se, comprovam e comprovarão.

Nações "católicas" e nações "protestantes", indistintamente, entraram em guerras; e, em geral, as "religiões" foram vencidas; a sua influência foi estéril; foram "medicinas" que em vez de curar, mataram; e serviram somente para "ajudar a bem-morrer" as suas vítimas!

As "doutrinas" de homens e de espíritos nada puderam evitar, nem evitarão: os fatos consumados põem isso em evidência.

Há uma Justiça Imanente que aos "livres" dá segundo as suas obras. Cada qual condena-se com o que aprova; fere-se a si mesmo, dentro desta GRANDE LEI, DE LIBERDADE ILUSÓRIA! 

topo da página
As Duas Grandes Leis Espirituais
Página Inicial


ONIPOTENTE.ORG
Escreva para a equipe Onipotente.org. Clique aqui.

Escreva para a Equipe Onipotente.org

ONIPOTENTE.ORG - Igreja Cristã Primitiva
Na Internet desde 23 de julho de 2006

Escreva para a Equipe Onipotente.org