|
Segunda
Parte, Capítulo 3
O ESPIRITISMO E SOCIEDADES MENTALISTAS
Em
meados do século próximo passado, começaram nos
Estados Unidos da América Norte a realizar-se os
primeiros fenômenos de Espiritismo, principiando com
as "mesas magnetizadas" e outros processos
rudimentares. Passando à Europa, onde se deu o nascimento
à denominada Ciência Espírita atual que, depois de
muitas experiências, divulgou-se em todo o mundo. Seu principal líder o famoso Alan Kardec, pseudônimo
com que León Hipolit Denizard Rivail efetuou com seus
livros uma imensa propaganda do Espiritismo, dando
origem à organização de muitíssimas sociedades ou
"centros" dedicados ao estudo do Além,
mediante a comunicação com as entidades do outro
mundo.
Nesse
labor de propaganda figura, pelo valor científico
que representou, o eminente astrônomo Camile
Flammarion que se tornara muito popular, por suas
obras, em todas as nações. A esses nomes, teremos
que juntar os dos eminentes médicos Charcot e Durand,
célebre o primeiro por suas maravilhosas curas magnéticas,
e o segundo, por seu estudo sobre o Magnetismo e
Hipnotismo; e, posteriormente, um sem número de
autores que tratam de diversas experiências psíquicas.
Nesse
trabalho, destaca-se a Sociedade de Descobrimentos Psíquicos
de Londres, a mais notável de todas as existentes,
que mantém, desde muitos anos, uma revista consagrada
à difusão desses conhecimentos e experimentação de
tudo que se refere ao Espiritismo, tendo à sua
frente, durante longos anos, um célebre homem de ciências,
Mister Oliver Londge, ilustre filósofo, e a quem o
Espiritismo e estudos conexos devem relevantes serviços.
Por
outro lado, sacudido o letargo da Idade Média, em que
o fanatismo religioso chegou ao seu auge, e destruídos
os preconceitos da época, com as obras de Rousseau e
de Voltaire, a maioria que não comungava com o
"materialismo" sentiu-se mais livremente
para dedicar-se a estudar, por sua conta, o que as
religiões e sistemas filosóficos não explicavam
satisfatoriamente.
Mas,
como sucede sempre com todas as escolas, a Doutrina
Espírita, mal compreendida, por não terem todos os
homens o mesmo critério, pelas razões enumeradas
anteriormente, extraviou-se formando milhares de
seitas, a que chamaremos o "baixo
espiritismo", onde reina também o fanatismo,
contrário às finalidades do vero Espiritismo, que
foi comprovar a sobrevivência da alma.
Vemos
a contradição que muitos espíritas sustentam com os
postulados do Evangelho e, ainda mais, divergências
de toda sorte e em todo o sentido, consequências dos
interesses criados e de outras causas inerentes à
condição humana. Ainda que todos eles sejam unânimes
conosco de que o Espiritismo é uma realidade
comprovada e cuja existência data desde os povos
primitivos, como o comprovaremos em continuação,
embora não aceita em todos os países do globo,
porque relativamente reduzido é o número dos
investigadores, devido, principalmente, às proibições
existentes no Antigo e Novo
Testamento:
"E
se vos disserem: Perguntai aos pitônicos e aos
adivinhos, que sussurram falando,
"respondei": O povo não consultará ao seu
Deus? "Apelará" pelos vivos aos
mortos?" (Isaías, Cap. 8 v.
19).
"Não
seja achado em ti quem faça passar seu filho ou sua
filha pelo fogo, nem praticante de adivinhações, nem
agoureiro, nem sortilégio, nem feiticeiro,
Nem
fazedor de encantamentos, nem
quem pergunte a píton, nem mágico, nem quem pergunte
aos mortos."
"Porque
é abominação a Jeová qualquer que faz estas coisas, e por estas abominações Jeová teu Deus se
afastou de diante de ti." (Deuteronômio, Cap.
18, vs. 10,11 e 12).
"Não
vos volteis aos encantadores e aos adivinhos: não os
consulteis sujando-vos com eles: Eu sou Jeová, vosso
Deus." (Levítico, Cap. 19,
v.31).
"Mas
o Espírito diz expressamente que nos últimos tempos
alguns apostatarão da fé, atendendo a espíritos
enganadores e a doutrinas de demônios." (1ª
Ep. de São Paulo a Timóteo, Cap. 4, v.1).
Porém,
em síntese, pode-se assegurar que, até hoje, a
possibilidade da comunicação com os espíritos do
mundo invisível não é uma verdade aceita pela Ciência
Oficial!... Muito mais, se considerarmos que a maior
parte dos "centros", desviando-se do fim
principal, converteu o Espiritismo em uma religião!...
Agora,
das experiências realizadas deduz-se o seguinte: a
realidade da "comunicação"; os benefícios
que podem prestar em determinados casos de
enfermidades, não podendo generalizar-se isto em
todos os casos; a demonstração dos fenômenos de
"possessão" ou "obsessão", nem
todos curáveis; a verificação espírita de casos de
"transporte" e "materialização"
e outros fatos que comprovam a sobrevivência do espírito.
Quanto
às notícias que os espíritos podem dar de Deus e de
Cristo são variáveis, pois, correspondendo a homens
de diferentes estados evolutivos, cada qual só pode
dizer o que nos teria dito quando estava na Terra, e
assim em todos os assuntos consultados.
Daí,
existirem livros escritos por diferentes "médiuns"
que, tratando do mesmo tema, dão opiniões diversas e
contraditórias.
Para
um bom número de espíritas, o Espiritismo preencheu
seus fins ao firmar sua convicção e a
de outros da realidade principal que queriam
comprovar: a sobrevivência da alma. Realizado isso,
muitos abandonaram o Espiritismo para dedicar-se, em
geral, aos estudos teosóficos.
Em
suma, com a apresentação desta obra, demonstra-se como
obter a "comunicação direta" com o mundo
espiritual, em perfeito estado de consciência, o que
possibilita a experimentação pessoal, e não através de
uns quantos "médiuns", sem os perigos que a
miúdo se apresentam no desenvolvimento destes, e
aquisição de verdades, impossíveis de se obter pela
mediunidade; isto, sem contar a realização do fim
principal para que o homem veio ao mundo,
compreendendo e praticando o verdadeiro Evangelho
de Cristo, cuja base fundamental dá-se a conhecer
agora, fará com que os espíritas mais adiantados se
encaminhem por um rumo incomparavelmente elevado.
A
Sociedade Rosa-Cruz, que se conservou secreta durante
séculos, tem contribuído por sua vez para a difusão
de ensinamentos espirituais entre os seus associados,
influindo também para o progresso da humanidade em
todas as suas ordens, preferentemente no aspecto
moral.
Ao
referirmo-nos às grandes instituições citadas, não
devemos esquecer as famosas organizações
norte-americanas que contribuíram poderosamente para
o desenvolvimento dos poderes psíquicos de milhares
de pessoas em toda a Terra, preparação necessária
também do ambiente para a cultura espiritualista,
como o "The New-York Institute of Science",
o "Segno Success Club" de Los Angeles, Califórnia,
e muitíssimas outras instituições que generalizam
os conhecimentos relativos ao desenvolvimento dos
denominados poderes psíquicos inferiores.
Influindo
para idênticos fins no Brasil, desde o ano de 1909,
trabalha perseverantemente o "Circulo Esotérico
da Comunhão do Pensamento", de São Paulo, que,
entre os benefícios feitos ao povo brasileiro, muito
tem-se esforçado para emancipá-lo do fanatismo, com
a divulgação de obras espiritualistas de caráter
eclético.
topo
da
página
As
Duas Grandes Leis Espirituais
Página
Inicial
|
|