Onipotente.org
 * Beba na fonte da Igreja Cristã Primitiva: leia o Novo Testamento

  Página Inicial

  As Duas Grandes Leis Espirituais

  Prefácio
 
Apresentação

  1 Cap.1
 
1 Cap.2
 
1 Cap.3
 
1 Cap.4
 
1 Cap.5
 
1 Cap.6
 
1 Cap.7
 
1 Cap.8
 
1 Cap.9
 
1 Cap.10
 
1 Cap.11
 
1 Cap.12

  2 Cap.1
 
2 Cap.2
 
2 Cap.3
 
2 Cap.4

  3 Cap.1
 
3 Cap.2
 
3 Cap.3
 
3 Cap.4
 
3 Cap.5
 
3 Cap.6
 
3 Cap.7
 
3 Cap.8
 
3 Cap.9
 
3 Cap.10

As Duas Grandes Leis Espirituais
Descerrando o véu que oculta o Mistério da Vontade de Deus

Segunda Parte, Capítulo 3
O ESPIRITISMO E SOCIEDADES MENTALISTAS

Em meados do século próximo passado, começaram nos Estados Unidos da América Norte a realizar-se os primeiros fenômenos de Espiritismo, principiando com as "mesas magnetizadas" e outros processos rudimentares. Passando à Europa, onde se deu o nascimento à denominada Ciência Espírita atual que, depois de muitas experiências, divulgou-se em todo o mundo. Seu principal líder o famoso Alan Kardec, pseudônimo com que León Hipolit Denizard Rivail efetuou com seus livros uma imensa propaganda do Espiritismo, dando origem à organização de muitíssimas sociedades ou "centros" dedicados ao estudo do Além, mediante a comunicação com as entidades do outro mundo.

Nesse labor de propaganda figura, pelo valor científico que representou, o eminente astrônomo Camile Flammarion que se tornara muito popular, por suas obras, em todas as nações. A esses nomes, teremos que juntar os dos eminentes médicos Charcot e Durand, célebre o primeiro por suas maravilhosas curas magnéticas, e o segundo, por seu estudo sobre o Magnetismo e Hipnotismo; e, posteriormente, um sem número de autores que tratam de diversas experiências psíquicas.

Nesse trabalho, destaca-se a Sociedade de Descobrimentos Psíquicos de Londres, a mais notável de todas as existentes, que mantém, desde muitos anos, uma revista consagrada à difusão desses conhecimentos e experimentação de tudo que se refere ao Espiritismo, tendo à sua frente, durante longos anos, um célebre homem de ciências, Mister Oliver Londge, ilustre filósofo, e a quem o Espiritismo e estudos conexos devem relevantes serviços.

Por outro lado, sacudido o letargo da Idade Média, em que o fanatismo religioso chegou ao seu auge, e destruídos os preconceitos da época, com as obras de Rousseau e de Voltaire, a maioria que não comungava com o "materialismo" sentiu-se mais livremente para dedicar-se a estudar, por sua conta, o que as religiões e sistemas filosóficos não explicavam satisfatoriamente.

Mas, como sucede sempre com todas as escolas, a Doutrina Espírita, mal compreendida, por não terem todos os homens o mesmo critério, pelas razões enumeradas anteriormente, extraviou-se formando milhares de seitas, a que chamaremos o "baixo espiritismo", onde reina também o fanatismo, contrário às finalidades do vero Espiritismo, que foi comprovar a sobrevivência da alma.

Vemos a contradição que muitos espíritas sustentam com os postulados do Evangelho e, ainda mais, divergências de toda sorte e em todo o sentido, consequências dos interesses criados e de outras causas inerentes à condição humana. Ainda que todos eles sejam unânimes conosco de que o Espiritismo é uma realidade comprovada e cuja existência data desde os povos primitivos, como o comprovaremos em continuação, embora não aceita em todos os países do globo, porque relativamente reduzido é o número dos investigadores, devido, principalmente, às proibições existentes no Antigo e Novo Testamento:

"E se vos disserem: Perguntai aos pitônicos e aos adivinhos, que sussurram falando, "respondei": O povo não consultará ao seu Deus? "Apelará" pelos vivos aos mortos?" (Isaías, Cap. 8 v. 19).

"Não seja achado em ti quem faça passar seu filho ou sua filha pelo fogo, nem praticante de adivinhações, nem agoureiro, nem sortilégio, nem feiticeiro, 

Nem fazedor de encantamentos, nem quem pergunte a píton, nem mágico, nem quem pergunte aos mortos."

"Porque é abominação a Jeová qualquer que faz estas coisas, e por estas abominações Jeová teu Deus se afastou de diante de ti." (Deuteronômio, Cap. 18, vs. 10,11 e 12).

"Não vos volteis aos encantadores e aos adivinhos: não os consulteis sujando-vos com eles: Eu sou Jeová, vosso Deus." (Levítico, Cap. 19, v.31).

"Mas o Espírito diz expressamente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, atendendo a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios." (1ª Ep. de São Paulo a Timóteo, Cap. 4, v.1).

Porém, em síntese, pode-se assegurar que, até hoje, a possibilidade da comunicação com os espíritos do mundo invisível não é uma verdade aceita pela Ciência Oficial!... Muito mais, se considerarmos que a maior parte dos "centros", desviando-se do fim principal, converteu o Espiritismo em uma religião!...

Agora, das experiências realizadas deduz-se o seguinte: a realidade da "comunicação"; os benefícios que podem prestar em determinados casos de enfermidades, não podendo generalizar-se isto em todos os casos; a demonstração dos fenômenos de "possessão" ou "obsessão", nem todos curáveis; a verificação espírita de casos de "transporte" e "materialização" e outros fatos que comprovam a sobrevivência do espírito.

Quanto às notícias que os espíritos podem dar de Deus e de Cristo são variáveis, pois, correspondendo a homens de diferentes estados evolutivos, cada qual só pode dizer o que nos teria dito quando estava na Terra, e assim em todos os assuntos consultados.

Daí, existirem livros escritos por diferentes "médiuns" que, tratando do mesmo tema, dão opiniões diversas e contraditórias.

Para um bom número de espíritas, o Espiritismo preencheu seus fins ao firmar sua convicção e a de outros da realidade principal que queriam comprovar: a sobrevivência da alma. Realizado isso, muitos abandonaram o Espiritismo para dedicar-se, em geral, aos estudos teosóficos.

Em suma, com a apresentação desta obra, demonstra-se como obter a "comunicação direta" com o mundo espiritual, em perfeito estado de consciência, o que possibilita a experimentação pessoal, e não através de uns quantos "médiuns", sem os perigos que a miúdo se apresentam no desenvolvimento destes, e aquisição de verdades, impossíveis de se obter pela mediunidade; isto, sem contar a realização do fim principal para que o homem veio ao mundo, compreendendo e praticando o verdadeiro Evangelho de Cristo, cuja base fundamental dá-se a conhecer agora, fará com que os espíritas mais adiantados se encaminhem por um rumo incomparavelmente elevado.


A Sociedade Rosa-Cruz, que se conservou secreta durante séculos, tem contribuído por sua vez para a difusão de ensinamentos espirituais entre os seus associados, influindo também para o progresso da humanidade em todas as suas ordens, preferentemente no aspecto moral.

Ao referirmo-nos às grandes instituições citadas, não devemos esquecer as famosas organizações norte-americanas que contribuíram poderosamente para o desenvolvimento dos poderes psíquicos de milhares de pessoas em toda a Terra, preparação necessária também do ambiente para a cultura espiritualista, como o "The New-York Institute of Science", o "Segno Success Club" de Los Angeles, Califórnia, e muitíssimas outras instituições que generalizam os conhecimentos relativos ao desenvolvimento dos denominados poderes psíquicos inferiores.

Influindo para idênticos fins no Brasil, desde o ano de 1909, trabalha perseverantemente o "Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento", de São Paulo, que, entre os benefícios feitos ao povo brasileiro, muito tem-se esforçado para emancipá-lo do fanatismo, com a divulgação de obras espiritualistas de caráter eclético.

topo da página
As Duas Grandes Leis Espirituais
Página Inicial


ONIPOTENTE.ORG
Escreva para a equipe Onipotente.org. Clique aqui.

Escreva para a Equipe Onipotente.org

ONIPOTENTE.ORG - Igreja Cristã Primitiva
Na Internet desde 23 de julho de 2006

Escreva para a Equipe Onipotente.org