Onipotente.org
 * Beba na fonte da Igreja Cristã Primitiva: leia o Novo Testamento

  Página Inicial

  As Duas Grandes Leis Espirituais

  Prefácio
 
Apresentação

  1 Cap.1
 
1 Cap.2
 
1 Cap.3
 
1 Cap.4
 
1 Cap.5
 
1 Cap.6
 
1 Cap.7
 
1 Cap.8
 
1 Cap.9
 
1 Cap.10
 
1 Cap.11
 
1 Cap.12

  2 Cap.1
 
2 Cap.2
 
2 Cap.3
 
2 Cap.4

  3 Cap.1
 
3 Cap.2
 
3 Cap.3
 
3 Cap.4
 
3 Cap.5
 
3 Cap.6
 
3 Cap.7
 
3 Cap.8
 
3 Cap.9
 
3 Cap.10

 

As Duas Grandes Leis Espirituais
Descerrando o véu que oculta o Mistério da Vontade de Deus

Primeira Parte, Capítulo 4
SUPERIORIDADE DO EVANGELHO DE CRISTO SOBRE AS DOUTRINAS ANTERIORES

Do exposto anteriormente, apreende-se ser Nosso Senhor Jesus Cristo muito superior aos Instrutores que lhe antecederam, porque foi o que maior potencialidade de Deus demonstrou possuir, ensinando a Maior Doutrina de todas as épocas.

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar." (Cap. 11, v. 27, S. Mateus).

Pelas Doutrinas anteriores, muito dificilmente chegava-se ao Pai Universal:

"Todo o vale será aterrado e todo o monte e outeiro será arrasado, os caminhos tortos far-se-ão direitos, e os escabrosos, planos." (Cap. 3, v. 5, S. Lucas).

Ao estudar este assunto de capital importância espiritual o faremos detalhadamente, com o fim de destruir preconceitos de pessoas, em seu desconhecimento da Verdadeira Doutrina de Cristo, que, deturpada e transformada em religiões e preceitos de homens, nada têm de divinos, pois os conhecimentos mais valiosos e substanciais da Grande Doutrina desapareceram com os genuínos Instrutores do Cristianismo, no terceiro século de nossa era.

Esta tarefa torna-se simples, considerando que, pelo Budismo, por exemplo, teremos que fazer imensos esforços para chegar ao domínio completo das paixões humanas, objetivo difícil de colimar. Mahatma Ghandi, aos quarenta e cinco anos de idade, declarou que ainda não tinha conseguido dominar todas as suas paixões. E isso sendo um homem que, por sua austeridade e domínio próprio, chamou a atenção de todo o mundo, como por ocasião da campanha de "desobediência passiva", aconselhada por ele a seu povo, em atitude para com os ingleses.

Enquanto que pelo Cristianismo Primitivo, com o "Raio da Vontade", ou "do Rei", obtém-se o "Raio do Conhecimento", economizando muitíssimo caminho a percorrer: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Cap. 8, v. 32, S. João).

É um contra-senso colocar Cristo em lugar inferior a outros Instrutores; equivale a opor-se à Lei do Progresso Espiritual, pois ainda que, às vezes, pareça que este se detenha, é para determinar um novo avanço.

Precisamente, quando a humanidade cai em fundos abismos de materialismo, perpetrando crimes e delitos de toda espécie, pequenos e grandes como as guerras e as revoluções; quando se perde a Sublime Senda que nos conduz a Deus, é quando maiormente se manifestou, em todos os tempos, a Misericórdia Divina. Essas quedas foram para elevar a humanidade a maior altura espiritual. Quanto mais degradaço, mais ajuda espiritual; sentimo-nos mais perto de Deus porque, quando mais sofremos, quando temos mais dores, então O procuramos, reconhecendo a Sua Onipotência.

Foi em uma dessas grandes crises, quando a Verdade foi esquecida, quando os sacerdotes tinham perdido a consciência espiritual, desviando a humanidade do seu Verdadeiro Caminho, que maior foi o auxílio descido do Altíssimo: a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Naquela época, a humanidade tinha chegado a tal estado de degradação, com as atrocidades de Nero e as orgias do povo romano, indescritíveis em nossos dias em honra à dignidade.

Na Grécia, reinava a idolatria maior até então conhecida no mundo.

O paganismo abrangia toda a Terra.

Na Índia, o Budismo estava em completo estado de decadência, com a degeneração do sacerdócio; e por último, o mesmo acontecia com o povo hebreu e em todo o Oriente: o apogeu da obscuridade.

Para se ter uma ideia, basta citar os versículos seguintes:

"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores." (Cap. 21, V. 13, S. Mateus)

"Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim;

Adoram-me, porém, em vão, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." (Cap.15, vs. 8 e 9, S. Mateus).

"Deixa-os; são cegos, guias de cegos: e se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco." (Cap. 15, v. 14, S. Mateus)

O povo hebreu, desviado da Lei Mosaica e dos Profetas pelos maus sacerdotes, tinha-se constituído em inúmeras seitas, como na Índia existiam já milhares de seitas do Budismo.

Não nos ocuparemos dos Instrutores anteriores a Buda, porque as Doutrinas desses Enviados tinham já, muito tempo antes, desaparecido do mundo, transformadas em uma infinidade de seitas, como sucede na atualidade com as Doutrinas de Buda e Cristo que, tergiversadas por completo, como dissemos anteriormente, têm dado lugar à formação de inumeráveis seitas.

O Cristianismo, em seus primórdios, deu em holocausto incontáveis sacrifícios dos Apóstolos e dos Discípulos das primeiras sete Igrejas e de todos os que seguiram a Santa Doutrina: o Evangelho chegava a Roma, primeiramente, com a vinda de São Paulo e, posteriormente, com a chegada de São Pedro à então capital dominadora do mundo. O Evangelho foi pregado no Ocidente e, à medida que se difundia, ia transformando o ambiente, mudando o critério do mundo com a transformação da Roma pagã, em troca da vida dos citados Apóstolos como de milhares de mártires.

Contudo, o apogeu do Cristianismo durou muito poucos séculos. Mas, com todas as adulterações que sofreu no decorrer do tempo, foi tão poderosa a Doutrina Incomparável do Salvador, que modificou os costumes. A Humanidade, entrando em uma era iniciada com o Seu nascimento, chegou ao estado de progresso que contemplamos em todas as ordens; pois o Cristianismo organizou a família em forma moral, base de uma sociedade identicamente moral, de onde emanaram inumeráveis benefícios morais e materiais que seria impossível relatar em poucas linhas, até entrar novamente na grande decadência de 1914-1918 que marcou uma era aziaga para o mundo.

topo da página
As Duas Grandes Leis Espirituais
Página Inicial


ONIPOTENTE.ORG
Escreva para a equipe Onipotente.org. Clique aqui.

Escreva para a Equipe Onipotente.org

ONIPOTENTE.ORG - Igreja Cristã Primitiva
Na Internet desde 23 de julho de 2006

Escreva para a Equipe Onipotente.org