Enquanto muitos pensam que os Dez Mandamentos dados, por Deus, aos homens, no Antigo Testamento, (Êxodo, 20:2-17) já perderam a validade, respondemos a estes primeiramente com as palavras de Deus, o qual deixou claro que nenhum ser humano deveria revisar ou editar qualquer instrução dada por Ele:
“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando” (Deuteronômio 4:2) e ainda: “Não quebrarei o meu concerto, não alterarei o que saiu dos meus lábios” (Salmos, 89:34)
E também nas palavras de Jesus Cristo, citadas abaixo, do que se depreende que, se queremos seguir o exemplo de Cristo, esta Lei dada por Deus tem de ser cumprida pelos homens:
“Não cuideis que vim destruir a Lei ou os Profetas; não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores Mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus” (Mt 5:17-19).
Os Dez Mandamentos
1) Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
2) Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
3) Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou.
5) Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
6) Não matarás.
7) Não adulterarás.
8) Não furtarás.
9) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10) Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
O Grande Mandamento da Lei:
Jesus, ao ser perguntado diretamente sobre qual era o Grande Mandamento da Lei, deixou claramente as seguintes instruções:
“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22:37-40).
Nos dias atuais…
O Professor Julio Ugarte y Ugarte escreveu um artigo onde comenta as mudanças que os homens, seguindo o critério do mundo, fizeram nos Dez Mandamentos, suprimindo um, o segundo mandamento que proíbe expressamente a idolatria e fazendo do último dois mandamentos, para preencher a lacuna deixada pela supressão.
Veja o texto na íntegra no link abaixo:
Esclarecimentos sobre os Dez Mandamentos