Igreja Cristã Primitiva Imagem de Cabeçalho Rotativa

Lançada pedra fundamental do Templo Emanuel

No domingo, 9 de junho de 2024, com a presença de um grande número de Irmãos e Irmãs em Cristo, foi lançada a pedra fundamental para construção de mais um Templo da Doutrina da Obediência Deus, no município de Pinheirinho do Vale, no km-14.

Em dia histórico e com uma Reunião Espiritual festiva, com prédicas entregues por Gervásio Sant’Ana de Freitas, Ireno Machado, Nelson da Silva, Abrão Klafke Sant’Ana, Dalvani de Azevedo e Elias dos Reis Machado, foram discorridos os principais eixos da Doutrina da Obediência a Deus, conforme ensinada por Nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo, e conforme restaurada neste tempo pelo Professor Julio Ugarte y Ugarte.

A fala de Gervásio Sant’Ana: Gervásio Sant’Ana, Presidente do Templo Santo André, Portão, presidiu a Reunião e relatou que, por treze meses, a iniciar em 8 de fevereiro de 2019, já se teve Reuniões da Igreja Cristã Primitiva em Pinheirinho do Vale, mas que, com a chegada da pandemia de Covid-19, o trabalho precisou ser suspenso. Citou que esta retomada do Trabalho de Pregação tem reuniões previstas para ocorrerem mensalmente, sempre nos domingos, às 9h30min. Enfatizou ainda que o Ponto de Pregação continua com os propósitos de não fazer acepção de pessoas, nem fazer acepção de Comunidades, onde, todos, qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer cor, de qualquer lugar, ouvidores e pregadores de qualquer uma das Comunidades que pregam a Doutrina da Obediência Deus, são e serão sempre muito bem-vindos. E destacou: “respeitamos e respeitaremos sempre as diferenças que possam existir entre uma Comunidade e outra, porque reconhecemos que precisamos olhar para aquilo que nos une, olhando não para as divergências, mas olhando para as convergências que nos tornam Irmãos em Cristo”.

A fala de Ireno Machado: aproveitando um discurso do Professor Ugarte proferido em 3 de setembro de 1944, a fala de Ireno Machado teve o seguinte teor: “necessária é uma maior compreensão dos fins grandemente proveitosos que colima a Igreja Cristã Primitiva, seja de índole espiritual, seja moral, seja intelectual e material, pois desta compreensão dimanam muitíssimos benefícios para os cidadãos, assim como para as nações, que seria impossível descrever num discurso: são as riquezas inescrutáveis do Cristo em nós. Por estas causas é que cheios de fé, pletóricos de júbilo, lançamos a pedra fundamental do novo Templo Emanuel, esperando a colaboração valiosa de todos os homens que sinceramente amam a Deus, à Pátria e à Humanidade. Em nossos peitos, não se abrigam ódios nem rancores; não fazemos guerras em sentido algum a quem quer que seja, por causa das suas crenças religiosas; procedemos com a sinceridade digna do respeito que mutuamente todos merecemos, combatendo, sem dúvida, o fanatismo, o vício, o crime, indicando a forma de como suprimi-los: a obediência a Deus, fazendo conscientemente a Vontade de Deus, como os anjos do céu, como está exposto na única oração ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, nessa famosa oração que leva por nome o ‘Pai Nosso’ – resumo de sua santíssima Doutrina de amor, pois Deus é Amor, segundo a definição do apóstolo São Paulo, no seu Evangelho. Com tão patrióticos e humanitários sentimentos, o templo que se vai erguer nesta Comunidade servirá para congregar todas as almas que, unidas pelo sentimento de se fazer com Deus uma só Vontade, amam a Deus, ao seu Filho Jesus Cristo, à sua Pátria e à Humanidade. Esta pedra angular do edifício, que hoje colocamos, simboliza o estabelecimento da pedra angular do edifício de Cristo em nós. Por isso, todos os que cremos e praticamos conforme a exortação evangélica, estaremos representados pelas pedras deste templo, figura da Igreja de Cristo na sua pureza diamantina nos primeiros tempos apostólicos. Glória a Deus nas maiores das alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!

A fala de Elias dos Reis Machado: Elias Machado dos Reis agradeceu a Deus por tudo, por ter chegado o dia da retomada da Doutrina em Pinheirinho do Vale, saudando a presença de todos. A seguir revelou que o nome Emanuel para o Ponto de Pregação, que se consolidará em futuro Templo Emanuel, foi escolhido por Inspiração Divina. Destacou que, ainda que alguns façam parte de uma diretoria, isso é apenas uma formalidade organizacional e administrativa, porque em essência todos somos iguais, todos somos Irmãos em Cristo. Com alegria, conclamou a todos para, unidos, trabalharmos para construir, em terreno ao lado, o Templo Emanuel. Sublinhou que cada um a seu jeito está procurando se aproximar de algum modo de Deus e o Trabalho em Pinheirinho do Vale vem apoiar esta caminhada, indicando espiritualmente em Cristo, o caminho certo. E encerrou dizendo: “certamente estamos dando hoje apenas um passo do que será a grande Caminhada de um grande Trabalho da Doutrina da Obediência a Deus neste local”.

A fala de Nelson da Silva: o Presidente do Templo São João, da Linha Sete de Setembro, Nelson da Silva, agradeceu a Deus pode poder estar presente juntamente com os Instrutores Paulo Brochier e Lotar Ernest. Enalteceu os valores espirituais e a simplicidade da Igreja Cristã Primitiva, enfatizando que em Cristo somos todos iguais, dando glórias a Deus pela retomada deste Trabalho Espiritual do qual a sua Comunidade ajudou desde o início, estando presente em quase todas as Reuniões já ocorridas em Pinheirinho do Vale. E encerrou, com efusividade: Cristo é a Videira, e cada um de nós somos os ramos, portanto, trabalhemos todos para produzir bons frutos.

A fala de Abrão Sant’Ana: representando o Ponto de Pregação de Vista Gaúcha Centro e o Ponto de Pregação de Palmitinho Centro, localizado ao lado da casa de Cenira Aires e João; e também Instrutor integrante do Templo Júlio Ugarte, da Linha Professor Ugarte, Palmitinho, e auxiliando ainda o trabalho de Palmeira das Missões, Abrão Sant’Ana destacou que a nossa vida atual é apenas uma jornada preparatória para nosso ingresso no Reino dos Céus, para o nosso regresso à Casa Paterna. E destacou o Caminho que todos precisamos seguir, negando a ilusória vontade humana, obedecendo a Deus e cumprindo com a Sua Santa Vontade, para que, gradativamente, se desenvolva a Consciência do Cristo em nós.

A fala de Dalvani de Azevedo: representando o Templo São Marcos, de São Leopoldo, Dalvani de Azevedo destacou que verdadeiramente não podemos fazer acepção de pessoas no trabalho da Igreja, especialmente porque todos nós, seres humanos, estamos na mesma busca visando a melhorar a nossa condição espiritual e para isso nos integramos a Comunidade Cristã Primitiva. Neste sentido, explicou que todos os dias, todos nós travamos uma luta interior contra a vontade humana, para que possa crescer e fazer morada em nós a Consciência do Cristo, a qual obedece ao Pai Onipotente. Sublinhou também o resumo dos Mandamentos efetuado por Jesus, o Cristo, nos quais precisamos amar a Deus de todo coração, alma e pensamento; e amar o próximo como a nós mesmos!

========

A diretoria administrativa do Ponto de Pregação Emanuel tem como Presidente Elias Machado dos Reis, como secretária Rosa Machado dos Reis e como tesoureiro Ireno Machado. Este trabalho nasce ligado ao Templo Santo André, de Portão. A próxima reunião do Ponto de Pregação Emanuel ficou marcada para o terceiro domingo de julho, dia 21, às 9h30min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco pelo WhatsApp