Quando publicamos a matéria do desenlace do irmão Amaro Menezes, recebemos muitos questionamentos na redação do Onipotente.org perguntando que Comunidade era aquela, a Igreja Cristã Restaurada, de cuja qual Amaro Menezes era o Presidente e último Fundador.
Para trazer luz sobre este assunto, deliberamos pela Vontade de Deus fazer uma matéria explicativa, para tanto, fomos em busca de algumas informações importantes que pudessem situar o leitor sobre a atuação do povo cristão primitivo desta Comunidade.
A Igreja Cristã Restaurada é uma Comunidade Cristã Primitiva, que também pratica a Doutrina da Obediência a Deus. Sua sede é em Porto Alegre, na Avenida Oscar Pereira, sentido centro-bairro, situada depois do hospital Divina Providência. O principal propósito dos Irmãos e Irmãs em Cristo que se reunem sob esta denominação é divulgar o livro do Professor Ugarte.
Cumprindo com este objetivo, numa época em que não havia exemplares disponíveis no Brasil (havia somente aqueles que tinham sido impressos em 1939) reimprimiram a partir de 1989 a obra de Ugarte em português, livro que muitos conhecem por ter capa em cor azul (veja imagem abaixo) e por trazer impresso uma nota introdutória de Eva Nilda Pessoa de Brum, então Presidente da Sociedade.
Num esforço homérico de divulgação, publicavam anúncios periódicos no jornal Correio do Povo com a chamada: “Um livro que mudará o critério do mundo“, onde ofertavam o livro gratuitamente pelo correio a tantos quantos o quisessem e escrevessem para a Igreja solicitando o livro.
Além disso, registre-se que foi a Igreja Cristã Restaurada a pioneira na tradução da Obra As Duas Grandes Leis Espirituais – Liberdade e Obediência para os idiomas espanhol e o inglês (veja imagens acima). Mantiveram por muitos anos uma sub sede da Igreja Cristã Restaurada em Nova Iorque. Nesta metrópole, engendraram esforços e imprimiram o livro do Professor em inglês, “The Two Great Spiritual Laws (Liberty and Obedience) – Unveiling the Mystery of God’s Will” e igualmente também distribuíam gratuitamente o exemplar aos interessados.
Versaram também para o espanhol e inglês os livros: “Artigos, Discursos e Entrevistas do Professor Julio Ugarte y Ugarte” e “Questões Transcendentais – Expostas e Analisadas pelo Professor Julio Ugarte y Ugarte” (veja imagens abaixo).
Em 1998, a partir de 17 de agosto, também foram pioneiros em levar para a internet (*) o livro, textos e artigos do Professor Ugarte, agregando este conteúdo num site gratuito, que embora com uma editoração simples e elementar e sem domínio registrado, alcançou um bom número de visitantes, o endereço ainda está ativo na web: http://icr.faithweb.com/.
No Brasil, certa feita o Irmão Dalvani Azevedo, de São Leopoldo, fez uma visita a estes irmãos em Porto Alegre, e em dado momento perguntou sobre como conseguiam os recursos para impressão do livro para poder repassar gratuitamente a quem o quisesse, tendo em vista os elevados custos para impressão de livros. E a resposta foi eficiente e simples: “Deus é o provedor deste trabalho, Ele provê os recursos necessários”.
Um Trecho da Ata de Fundação da Igreja Cristã Restaurada
“A Razão desta Denominação – 6. A Igreja Cristã Restaurada encerra em seu nome a proclamação de que, na conformidade das profecias que se cumprem nos dias atuais, a Igreja de Deus foi restaurada, com o advento do Profeta Elias – o poderoso João Batista -, de cuja grandeza espiritual deu o Salvador este testemunho: “Mas que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que um profeta. Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir”; “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher tem nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista” (S. Mateus, 11:9-11, 14).
O Professor Julio Ugarte y Ugarte, encarnação de João Batista, veio restaurar a Verdade que, conforme esclarece numa das passagens acima citadas (nº 5), havia desaparecido da terra há mais de dezessete séculos.
A pregação da Doutrina de Obediência a Vontade de Deus e, com ela, a restauração da Verdade, teve início, em caráter público e oficial, em data de 17 de agosto de 1937, com a fundação pelo Professor Ugarte da “Sociedade de Filosofia Transcendental” (“Escola de Iniciação Cristã”), cuja denominação foi posteriormente, em 13 de fevereiro de 1942, alterada para “Igreja Cristã Primitiva”.
Muito embora este último título indicasse o renascimento do Cristianismo primitivo, deixava de fazer menção expressa ao fato histórico da sua restauração, já que, como é compreensível, antes que ao restaurador, caberia, com mais propriedade aos seus discípulos e seguidores darem testemunho desse fato, fazendo ao mesmo tempo, ao glorioso Enviado a justiça que se lhe faz e prestando a homenagem que se lhe presta, com a denominação “Igreja Cristã Restaurada”, em cuja denominação, ao lado de Cristo – Fundador da Igreja – está contida referência ao Restaurador desta mesma Igreja.
Por outro lado, com essas palavras – Igreja Cristã Restaurada – se dá à Igreja o nome que mais pura e fielmente expressa a realidade espiritual e histórica dos dias presentes”.
(*) O Portal Onipotente.org, hoje referência na internet agregando conteúdo e informações de todas as Comunidades da Obediência a Deus existentes e com acessos mensais de dezenas de países do globo, só surgiria oito anos mais tarde, em 23 de julho de 2006.
Dou Graças a Deus por este texto que conserva e esclarece esta parte histórica da Igreja Cristã Primitiva. Como o irmão Fernando Nunes costuma citar “Povo que não preserva a sua história está fadado ao desaparecimento”. Que Deus Esteja Conosco!
Jéssica Matos de Andrades, Templo São Paulo – Porto Alegre, RS.
Muito importante e valioso este esclarecimento pois abre caminho para que as igrejas Cristãs da Capital se aproximem mais o que servirá de bom exemplo para o Estado e até para o Brasil pois o mais importante é a prática da Doutrina Cristã em todas as comunidades ainda que exista pequenas distinções de interpretações naquilo que pregou o Mestre. Saudações fraternas. João Alberto
Ótimo registro. A comunidade do Templo São Marcos de São Leopoldo, numa época em que estava em busca de novos exemplares da obra as DGE, encontramos o anúncio da Igreja Cristã restaurada em um jornal local e logo adquirimos dezenas de livros que até hoje faz parte do cotidiano de nossos adeptos.