Terceira Parte, Capítulo 2
ESCLARECIMENTOS DA LEI DE OBEDIÊNCIA
A descrição feita pelo Espírito Santo, que abrange o Capítulo anterior, e que por Sua ordem escrevi, em obediência a SUA VONTADE, como todo este livro, tem seu complemento em uma infinidade de esclarecimentos disseminados em todas as Escrituras. Alguns, muito compreensíveis, estando dentro da LEI DE OBEDIÊNCIA, outros, com véus tão densos que não é possível esclarecer para evitar deturpações e desvios, tão frequentes nos primeiros séculos do Cristianismo, e que foram aumentando progressivamente, até desaparecer completamente do mundo a Verdadeira Doutrina. Seus vestígios foram apagados pelos homens que, atuando dentro da LEI DE LIBERDADE, jamais puderam romper os véus mais sagrados do EVANGELHO, em cumprimento das Profecias, até que chegasse, nestes dias, “o vencimento dos tempos…”
O mundo inteiro maravilhar-se-á da Potência do Verdadeiro EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E PAI NOSSO, no sentido de que, tendo vindo à Terra, como nós, nascido com a ideia predominante de liberdade, de conformidade com as sugestões reinantes na Humanidade desde nossos primeiros pais segundo a carne, Adão e Eva, sugestões que se espargiram de geração em geração, e assim o será até o final do mundo, foi Ele o primeiro a abandonar os erros das religiões e seitas humanas ou de espíritos e, tendo conhecido a Santa Doutrina, que recebeu do Divino Pai, praticou-a, morando assim Deus na Terra.
Jesus, pois, nasceu “EM SEMELHANÇA DE HOMEM DE PECADO” (Romanos, 8:3), isto é, dentro da LEI DE DESOBEDIÊNCIA. Ele se fez desobediente para salvar os desobedientes. Equiparou-se a nós, os humanos, para levar-nos à Verdade. Nivelou-se à mentalidade livre do homem para salvar toda a Humanidade, senão neste ciclo, nos subsequentes.
“TODOS, POIS, COM ELE, TEMOS A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO.”
Mas, conforme estava profetizado, desde a mocidade foram abertos Seus ouvidos e visão espirituais (Salmos, 40: 6, e Jó, 33:26). Desde então, Deus manifestou-se-Lhe debaixo do aspecto de Pai Espiritual, jamais manifestado antes senão a Ele. O MISTÉRIO DA VONTADE, pela primeira vez, foi revelado na Terra; Ele agradou-Se de cumprir Sua Vontade Divina, segundo estava profetizado:
“O FAZER TUA VONTADE, Ó DEUS MEU, TEM AGRADADO MINHA ALMA; RETIRA O PRIMEIRO PARA ESTABELECER O POSTREIRO.” (Hebreus, 10:9).
Dentro da Sua Vontade Superior, rogava. Seu rogo, assim, foi ouvido. Nele principiou a morar o Espírito Santo de Deus:
“E REPOUSARÁ SOBRE ELE O ESPÍRITO DE JEOVÁ, O ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE INTELIGÊNCIA, O ESPÍRITO DE CONSELHO E DE FORTALEZA, O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO E DE TEMOR DE JEOVÁ.” (Isaías, 11:2).
À medida que o menino Jesus, possuidor do MISTÉRIO, fazia internamente em todos os Seus atos a VONTADE DO PAI CELESTIAL, foi crescendo nEle o Espírito Santíssimo de Deus; caminhando de Poder em Poder espiritual, “de Verdade em Verdade, de Triunfo em Triunfo, de Glória em Glória“, no Espírito Onipotente do Pai Espiritual. Nosso Senhor Jesus Cristo morava, simultaneamente, na Terra e nos Céus.
Seu poder foi aumentando, à medida que chegava a conhecer todos os Mistérios do Pai Celestial. Por Sua VONTADE SUPERIOR, identificou-se com a VIDA que tinha Seu ESPÍRITO antes de vir ao Mundo.
Seu Espírito não podia ter tamanho Poder sem ter padecido, como estava escrito:
“EMBORA FOSSE FILHO, APRENDEU A OBEDIÊNCIA PELAS COISAS QUE SOFREU;
E, DEPOIS DE CONSUMADO, TORNOU-SE AUTOR DA SALVAÇÃO ETERNA PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM.” (Hebreus, 5:8 e 9).
Jesus, pois, sujeitou-se à Sua Vontade Superior e, ainda que chegasse a essa Consciência Superior, a Deus, em Sua Unificação com o Pai, despojando-Se dos Seus Poderes Divinos, Onipotentes, equiparando-Se ao homem, tomando a forma de servo:
“HUMILHOU-SE A SI MESMO, FAZENDO-SE OBEDIENTE ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ.” (Filipenses, 2:8).
Este foi o maior sacrifício que fez o próprio Deus para salvar aos homens.
O Conhecimento, ou seja, a Verdade, que Cristo recebeu pela revelação do Pai, salvou-o do Pecado e da Morte, da DESOBEDIÊNCIA. E, salvando-se Ele, converteu-se em SALVADOR DO MUNDO.
É Jesus Cristo o UNIGÊNITO entre os mortos (entre os livres) e, por Seu Espírito de Obediência e Negação, chegamos ao Pai.
Jesus cumpriu Sua Vontade Divina, dentro de Seus Mandamentos e Estatutos, obtidos por revelação, para UNIFICAR-SE COM O PAI TODO-PODEROSO.
Ao morrer na cruz, ao deixar o mundo físico, “RECEBEU SUA ÚLTIMA GLORIFICAÇÃO”.
O Unigênito recebeu, por herança do Pai, a Onipotência de Deus.
Nosso Senhor Jesus Cristo mostrou-nos o Caminho, a Verdade e a Vida Verdadeira.
Todos, sem exceção, seguindo o mesmo Caminho, terão o Poder de Jesus:
“A GLÓRIA QUE TU ME DESTE, EU LHES TENHO DADO PARA QUE SEJAM UM COMIGO, COMO NÓS TAMBÉM SOMOS UM.” (S. João, 17:22).
Os que seguem a Obediência a Deus chegarão a assentar-se junto com Cristo no Trono do Pai, Deus Todo-Poderoso.
“AO VENCEDOR FÁ-LO-EI ASSENTAR-SE COMIGO NO MEU TRONO, ASSIM COMO EU VENCI E ASSENTEI-ME COM MEU PAI NO SEU TRONO.” (Apocalipse, 3:21).
Confirmando este Evangelho, em realidade sempre Boa Nova, que é dado ao mundo como um rebento da Videira, passados tantos séculos de escuridão, recordemos as célebres palavras do Antigo Testamento:
“NÃO SE MOVE NEM A FOLHA DE UMA ÁRVORE, QUE NÃO SEJA PELA VONTADE DE DEUS.”
Que mais vale, um pensamento nosso ou o movimento da folha de uma árvore?
“NÃO SE VENDEM DOIS PASSARINHOS POR UM ASSE? NENHUM DELES CAIRÁ NO CHÃO SENÃO PELA VONTADE DE VOSSO PAI.”
“E QUANTO A VÓS, ATÉ OS CABELOS DA VOSSA CABEÇA ESTÃO TODOS CONTADOS.”
“NÃO TEMAIS, POIS: MAIS VALEIS VÓS QUE MUITOS PASSARINHOS.” (S. Mateus, 10:29-31).
Tudo está sujeito à Vontade de Deus: Sua Vontade Onipotente exterioriza-se dando vida e ordenando o Universo, visível e invisível, em seus mínimos detalhes.
Todos estamos sujeitos à Vontade de Deus: livres e servos, desobedientes e obedientes.
“ENTÃO DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS: SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME.” (S. Mateus, 16:24).
Exortação que faz o Senhor para aqueles que se esforçando por alcançar o Espírito de Cristo, neguem todos os seus pensamentos como nascidos de si mesmos, como homens livres, sua vida pessoal, para adquirirem Sua Mente: Obediência dentro de Seus Santos Mandamentos e Estatutos, em humildade e conformidade com a Santa Vontade de nosso Pai Celestial.
Ensinamento sublime, maravilhoso, pelo qual, “fazendo-nos prisioneiros de Deus“, com Cristo em nós, chegaremos à Verdadeira Liberdade, a LIBERDADE EM DEUS.
“EM VERDADE VOS DIGO, QUE SE NÃO VOS CONVERTERDES E SE NÃO VOS FIZERDES COMO MENINOS, NÃO ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS.”
“QUEM, POIS, SE TORNAR HUMILDE COMO ESTE MENINO, ESSE SERÁ O MAIOR NO REINO DOS CÉUS.” (S. Mateus, 18:3 e 4).
O menino é, por natureza, obediente e sincero, isento dos preconceitos das pessoas adultas.
Portanto, é necessário o abandono dos preconceitos científicos, filosóficos ou religiosos, produto da mente humana, material, finita, perecedoura, para compreender a Doutrina do Salvador.
“RESPONDEU JOÃO: O HOMEM NÃO PODE RECEBER COISA ALGUMA, SE DO CÉU NÃO LHE FOR DADA.” (S. João, 3:27).
Recebemos tudo de Deus e devemos dar-Lhe graças. De nós próprios nada possuímos; tudo vem dEle.
“NÃO RECEBO GLÓRIA DOS HOMENS.”
“COMO PODEIS CRER VÓS QUE RECEBEIS GLÓRIA UNS DOS OUTROS, E NÃO BUSCAIS A GLÓRIA QUE VEM DO ÚNICO DEUS?” (S.João, 5:41 e 44).
Cristo não recebeu poder nenhum dos homens, todo o Poder (Glória) recebeu de Deus.
Dentro da LEI DE LIBERDADE, os homens glorificam-se uns aos outros; portanto, não procedem com justiça para com Deus, negando-lhe todo o Poder (Glória), a Ele; por sua injustiça, ficam sem entendimento espiritual, incrédulos. Integrados na LEI DE OBEDIÊNCIA, dizemos a Verdade, fazemos justiça a Deus, porque nos despojamos de qualquer poder de nós próprios; buscamos a Vontade de Deus, nossa Glória permanente.
“PORQUE O PÃO DE DEUS É O QUE DESCEU DO CÉU E DÁ VIDA AO MUNDO.” (S. João, 6:33).
Para viver a Vida Verdadeira, comamos o Pão: Mente de Cristo, feita por Deus, um Estado de Consciência Universal que se adquire pensando que em tudo obedecemos a Deus, mas obedecendo-Lhe dentro dos Seus Mandamentos e Estatutos; só assim vive Cristo em nós pela Fé que Ele teve na Palavra do Pai, antes de unificar-se a Ele em Potência e na Sua LUZ SUPREMA.
“JESUS RESPONDEU-LHES: MINHA DOUTRINA NÃO É MINHA, MAS DAQUELE QUE ME ENVIOU.”
“SE ALGUÉM QUISER FAZER A VONTADE DE DEUS, HÁ DE SABER SE A DOUTRINA É DELE, OU SE EU FALO POR MIM MESMO.”
“QUEM FALA POR SI MESMO, BUSCA SUA PRÓPRIA GLÓRIA; MAS QUEM BUSCA A GLÓRIA DAQUELE QUE O ENVIOU, ESSE É VERDADEIRO E NÃO HÁ NELE INJUSTIÇA.” (S. João, 7:16-18).
Nosso Senhor Jesus Cristo, falando a homens materiais, disse-lhes que a Doutrina não era dEle, mas do Pai que o tinha enviado. E, como demonstração para todos os homens, para toda a Humanidade, Ele pede que façam a Vontade de Deus e assim chegarão à convicção de que a Doutrina, ensinada nesta obra, a mesma que Ele ensinou, é de Deus e não de homens, nem de espíritos de homens. Em Nosso Senhor Jesus Cristo falou Deus, ensinando ao mundo.
Na LEI DE LIBERDADE, os homens, em realidade, negam a Deus e a Seu Filho Jesus Cristo, porque negam a Sua Potência. Os homens buscam a sua “vontade inferior“, se dizem “livres“, e na sua ignorância, negam o Domínio que tem Deus sobre eles mesmos e sobre todo o Universo e sobre as almas que Ele criou; negam a Verdade que ensinou na Terra o próprio Deus; são injustos, porque obedecem à injustiça. Neste erro caiu a falsa igreja de Roma e desviou o critério do mundo, seduzindo milhões e milhões de almas!
Na LEI DA OBEDIÊNCIA, internamente, todo o poder que temos damo-lo a Deus, porque possuímos a MENTE DE CRISTO; somos justos, porque obedecemos à Justiça; fazemos justiça a Deus, ou melhor dito, Cristo em nós, que busca Sua Vontade Superior.
“ENTÃO, JESUS TORNOU A FALAR-LHES, DIZENDO: EU SOU A LUZ DO MUNDO; QUEM ME SEGUE DE MODO NENHUM ANDARÁ NAS TREVAS, PELO CONTRÁRIO, TERÁ A LUZ DA VIDA.” (S. João, 8:12).
O que segue a LEI DE CRISTO não anda nas trevas: a claridade do Céu se lhe manifestará; Cristo vê em Seus obedientes.
A mente material, gradativamente, é substituída pela Mente Iluminada de Cristo, o Espírito Santo de Deus.
“SABEMOS QUE DEUS NÃO OUVE A PECADORES; MAS SE ALGUÉM TEMER A DEUS, E FIZER A SUA VONTADE, A ESTE ELE OUVE.” (S. João, 9:31).
Como já temos esclarecido, pecadores são todos aqueles que vivem na LEI DE LIBERDADE; mas, sendo tementes a Deus, reconhecendo que só Ele tem o Poder, e passando a viver na LEI DE OBEDIÊNCIA, como servos de Cristo, são ouvidos por Deus.
“PERGUNTOU-LHE PILATOS: NÃO ME FALAS? NÃO SABES QUE TENHO PODER PARA TE CRUCIFICAR E PODER PARA TE SOLTAR?”
“RESPONDEU JESUS: NÃO TERIAS SOBRE MIM PODER ALGUM, SE ELE NÃO TE FOSSE DADO LÁ DE CIMA; POR ISSO, O QUE ME ENTREGOU A TI TEM MAIOR PECADO.” (S. João, 19:10 e 11)
Como vemos claramente, Nosso Senhor Jesus Cristo não reconheceu poder algum nos homens, se este não fosse dado por Deus. Deduz-se portanto que, por Sua Vontade, sacrificou-se para salvar-nos da LEI DE LIBERDADE, dentro da qual estamos submetidos a julgamento, separados de Deus.
“E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS DESTAS COISAS, E BEM ASSIM O ESPÍRITO, QUE DEUS DEU AOS QUE LHE OBEDECEM.” (Atos, 5:32).
Os Discípulos e Apóstolos do Senhor constataram primeiramente da veracidade da Doutrina, que hoje renasce, como também do Espírito Santo, que mora nos que fielmente vivem na LEI DE OBEDIÊNCIA.
“E ADIANTANDO-SE UM POUCO, PROSTROU-SE COM O ROSTO EM TERRA E OROU: PAI MEU, SE É POSSÍVEL, PASSE DE MIM ESTE CÁLICE; TODAVIA NÃO SEJA COMO EU QUERO, MAS COMO TU QUERES.”
“TORNANDO A RETIRAR-SE, OROU POR SEGUNDA VEZ: PAI MEU, SE ESTE CÁLICE NÃO PODE PASSAR SEM QUE EU O BEBA, FAÇA-SE A TUA VONTADE;”
“DEIXANDO-OS NOVAMENTE, FOI ORAR PELA TERCEIRA VEZ, REPETINDO AS MESMAS PALAVRAS.” (S. Mateus, 26:39, 42 e 44).
Com estas palavras que o Senhor Jesus Cristo pronunciou no Monte das Oliveiras, antes da Sua prisão, dá-nos o exemplo de como, na LEI DE OBEDIÊNCIA, devemos estar resignados à Sua Vontade.
“ISRAELITAS, OUVI ESTAS PALAVRAS: JESUS, O NAZARENO, VARÃO A QUEM DEUS ACREDITOU JUNTO A VÓS COM PODERES, PRODÍGIOS E SINAIS, QUE DEUS FEZ POR MEIO DELE ENTRE VÓS, COMO VÓS MESMOS SABEIS;
SENDO ESTE ENTREGUE PELO DETERMINADO CONSELHO E PRESCIÊNCIA DE DEUS, VÓS O MATASTES, CRUCIFICANDO-O POR MÃOS DE INÍQUOS;
AO QUAL DEUS RESSUSCITOU, DESATANDO OS LAÇOS DA MORTE; PORQUE NÃO ERA POSSÍVEL QUE FOSSE POR ELA RETIDO.” (Atos, 2:22-24).
Essas palavras que o Espírito Santo, Deus, proferiu na boca do Apóstolo São Pedro, nos ensinam, mais uma vez, que o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo foi pela Sua Vontade Divina, para dar-nos a Salvação.
Não fizeram assim todos os Apóstolos? Não foram UM com Cristo? Não foram UM com Deus? Os ímpios, que estavam dentro da LEI DE LIBERDADE, da Lei de Desobediência, da Lei do Pecado e da Morte, esses foram os iníquos.
Pode imaginar toda a Humanidade a que distância está da Verdadeira Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, se não tem os “ouvidos espirituais” nem a “visão espiritual“, que Cristo dá a Si mesmo em Seus obedientes… Poderes, “dons” que se desenvolvem paulatinamente, à medida que se encaminha o espírito pela Senda do Redentor…
Os poderes de VER e OUVIR espiritualmente receberão todos os homens que, sujeitando-se a Deus, fizerem a Sua Vontade dentro de Seus Santos Mandamentos e Estatutos. Quem não VÊ nem OUVE não pode interpretar as Sagradas Escrituras, as Palavras de Deus.
“MAS PEDRO E OS APÓSTOLOS RESPONDERAM: IMPORTA MAIS OBEDECER A DEUS QUE AOS HOMENS.” (Atos, 5:29).
Os que obedecem aos homens, antes que a Deus; os que obedecem a doutrinas ou religiões, a mandamentos de homens ou de espíritos, e não à Doutrina de Deus, estão na LEI DE LIBERDADE; dentro da qual ninguém se salva, e têm de renascer até que encontrem o Caminho, passando por todos os sofrimentos e dores inerentes à condição humana.
“E LEMBREI-ME DA PALAVRA DO SENHOR, QUE DISSE: JOÃO, NA VERDADE, BATIZOU COM ÁGUA, MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO.” (Atos, 11:16).
O “batismo com água” é um símbolo do que se passa espiritualmente com o espírito, que fica limpo com a Manifestação do Espírito Santo; e quando já se passou por todas as “provas“. Recorde-se que os Apóstolos receberam essa Manifestação depois da morte física e ressurreição do Senhor. No fundo, o batismo com água a ninguém limpa do pecado; o próprio Senhor não batizou com água; e o grande Apóstolo São Paulo, como ele declara, batizou muito poucas pessoas com água. Quando receberam o Espírito Santo, batizaram com o Espírito Santo os homens que tinham Fé, e estes saiam sabendo todas as coisas, conforme está narrado nos Atos; os batizados com o Espírito Santo eram “videntes” e “auditivos“, pelo Espírito de Deus que morava neles, dentro da LEI DE CRISTO.
Impõe-se um esclarecimento: não é a mesma “vidência” e “audição” que possuem os “médiuns“, vivendo na LEI DE DESOBEDIÊNCIA ou LEI DE LIBERDADE, na qual não podem receber a Manifestação do Espírito Santo e conhecer as verdades espirituais, que só é possível obter-se mediante a formação em nós do Cristo Interior, alcançável somente dentro da LEI DE OBEDIÊNCIA, integrados na Doutrina de Salvação.
Desviado da Verdade, ninguém alcança esse Poder, que é para todos os homens, sem exceção, vivendo na Lei de Cristo. Este poder perdeu-se na Terra desde que, como dissemos anteriormente, os falsos sacerdotes e doutores desviaram-se da Doutrina, desviando assim todos os seus seguidores até a atualidade.
“PORQUE, QUANDO ÉREIS SERVOS DO PECADO, FOSTES LIVRES EM RELAÇÃO À JUSTIÇA.” (Romanos, 6:20).
Confirma-se o fato de que, obedecendo à Desobediência, os homens não alcançam a justificação necessária para a santificação, santificação necessária para a glorificação, ou seja, o Poder de Deus nas almas para realizar a Unificação. E, ao contrário, os servos da Desobediência, como se declaram “livres“, são julgados como “livres” pela Justiça Divina.
“PORQUE TODOS OS QUE SÃO GUIADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS, SÃO FILHOS DE DEUS.” (Romanos, 8:14).
Do que se compreende que somente são Filhos de Deus os que são guiados pelo Espírito Santo de Deus, que fala aos Seus servos, os obedientes. Para receber a adoção de filhos, como Cristo, o Primogênito entre muitos irmãos obedientes ao Pai, é indispensável cumprir a Doutrina que tem por fundamento a LEI DE OBEDIÊNCIA. Pode ver-se quão longe estão os homens de serem Filhos de Deus!
“PORQUE CRISTO É O FIM DA LEI PARA JUSTIFICAR A TODO AQUELE QUE CRÊ.” (Romanos, 10:4).
Efetivamente, com Cristo terminou a Lei dada a Moisés, que é para os “livres”; porque a LEI DE CRISTO é para os que creem na Sua LEI, os quais ficam justificados.
“PORQUE NÃO OUSAREI FALAR DE COISA ALGUMA SENÃO DAQUELAS QUE CRISTO FEZ POR MIM, PARA OBEDIÊNCIA DOS GENTIOS, POR PALAVRA E POR OBRA.” (Romanos, 15:18).
O Apóstolo dos Gentios negou seu “eu inferior“, seu “eu pessoal“, seu “eu irreal“, seu “eu individual“, com a sua “vontade inferior“, sua “vontade irreal“; a “vontade inferior” é inerente ao “eu inferior“. A “Vontade Superior” é inerente ao “Eu Superior“, o que fica perfeitamente demonstrado com as seguintes palavras de Cristo, de Deus, no Santo Apóstolo:
“VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM.” (Gálatas, 2:20).
Foi, pois, Cristo, Deus que, em Paulo e demais Apóstolos ensinou a Obediência Verdadeira, como também em cada um dos Seus Discípulos, que seguiram o ensinamento dado por Ele em Seus Apóstolos e Profetas.
“NÃO SABEIS QUE SOIS SANTUÁRIO DE DEUS, E QUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS? (I Coríntios, 3:16)
Deve se ter presente que as Epístolas e o Apocalipse são dirigidos às Primeiras Sete Igrejas, que receberam a Santa Doutrina e, pela Fé, com a prática da LEI DE OBEDIÊNCIA, Cristo morava nos Seus Servos; o que não acontece nos “livres“, contrários à Verdade pela sua ignorância devido à sua incredulidade.
“ACASO NÃO SABEIS QUE O VOSSO CORPO É SANTUÁRIO DO ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM VÓS, O QUAL VOS FOI DADO POR DEUS, E QUE NÃO SOIS DE VÓS MESMOS?” (I Coríntios, 6:19)
Essas Santas Palavras não são dirigidas a todos indistintamente, como geralmente se crê, mas exclusivamente aos que estão na LEI DE CRISTO, na qual chegamos a esse estado de Consciência Superior, que nos fez ver que não somos nossos.
“NÃO SERVINDO SÓ À VISTA, COMO PARA AGRADAR A HOMENS, MAS COMO SERVOS DE CRISTO, FAZENDO DE CORAÇÃO A VONTADE DE DEUS.” (Efésios, 6:6).
Entre as Palavras de Deus, na boca de Seu Servo Cristo, que vive em Seus Servos, encontramos as que acabamos de ler, ensinando com toda clareza como devemos fazer a Vontade de Deus: internamente, de coração, mentalmente.
“PORQUE É DEUS QUE OPERA EM VÓS, TANTO O QUERER COMO O FAZER POR SUA BOA VONTADE.” (Filipenses, 2:13).
Realmente, assim é, porque o Senhor disse:
“SE ALGUÉM ME AMAR, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA, E MEU PAI O AMARÁ, E NÓS VIREMOS A ELE E FAREMOS NELE MORADA.” (S. João, 14:23).
Para obter-se tamanha promessa é indispensável compreender e praticar a LEI DE OBEDIÊNCIA.
“QUANTO MAIS O SANGUE DE CRISTO, QUE PELO ESPÍRITO ETERNO OFERECEU-SE A SI MESMO IMACULADO A DEUS, PURIFICARÁ AS VOSSAS CONSCIÊNCIAS DAS OBRAS DE MORTE PARA QUE SIRVAIS AO DEUS VIVO?” (Hebreus, 9:14).
É o Espírito de Cristo em nós, que pela Obediência vive em nós, o que limpa nossas consciências das obras mortas quando vivíamos na LEI DE LIBERDADE; e, assim, justificando-Se Cristo em nós, servimos ao Deus Vivo no Espírito.
“ENTÃO DISSE: EIS-ME AQUI PARA QUE FAÇA, Ó DEUS, TUA VONTADE, RETIRA O PRIMEIRO PARA ESTABELECER O POSTREIRO.”
NA QUAL VONTADE TEMOS SIDO SANTIFICADOS PELA OFERTA DO CORPO DE JESUS CRISTO “FEITA” UMA SÓ VEZ.” (Hebreus, 10:9 e 10)
Conforme estava profetizado, o Senhor Jesus Cristo repetiu as mesmas palavras:
“EIS-ME AQUI (NO CABEÇALHO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DE MIM) PARA FAZER, Ó DEUS, TUA VONTADE.” (Hebreus, 10: 7).
Pela mesma Vontade, pediu o “Senhor ao Senhor“: “RETIRA O PRIMEIRO PARA ESTABELECER O POSTREIRO”. Isto é, que retirasse o espírito do primeiro Adão com sua liberdade, material, rebelde, desobediente, para estabelecer o Espírito do Segundo Adão: o Senhor, Cristo, obediente à Sua Vontade, o Pai, Deus.
O primeiro Adão faz a sua vontade humana; o segundo Adão, que é o Senhor, faz em nós a Sua Vontade Divina, com a qual nos justifica e depois nos santifica, para sermos glorificados.
“E O DEUS DE PAZ, QUE TIROU DOS MORTOS A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O GRANDE PASTOR DAS OVELHAS, PELO SANGUE DO TESTAMENTO ETERNO,
VOS FAÇA APTOS EM TODA OBRA BOA PARA QUE FAÇAIS SUA VONTADE, FAZENDO ELE EM VÓS O QUE É AGRADÁVEL DIANTE DELE POR JESUS CRISTO, AO QUAL “SEJA” GLÓRIA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM.” (Hebreus, 13: 20 e 21).
O Deus de paz tirou dos “livres” a Nosso Senhor Jesus Cristo, o Grande Pastor de Seus Servos, pelo Testamento Eterno, para a salvação de todos os homens que fazem Sua Vontade. É, pois, a Vontade de Deus em nós, por Cristo, a que devemos buscar, isto é, praticar todos os dias, até chegar à Obediência aperfeiçoada, ou seja, a Obediência dentro de todos os Mandamentos e Estatutos do Senhor Jesus Cristo e Pai nosso, de conformidade com o Seu Evangelho.
“SUBMETEI-VOS A DEUS; RESISTI AO DIABO, E ELE DE VÓS FUGIRÁ.” (Santiago, 4: 7).
Essa exortação é para entrar na LEI DE OBEDIÊNCIA a Deus, resistindo a nossa vontade humana, com a qual obedecemos inconscientemente ao Diabo; resistindo, pois, a nossa “vontade inferior“, resistimos ao:
” PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR QUE OPERA NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA” (Efésios, 2:2), que se emancipou de Deus. Resistindo a nossa vontade humana, nossa vontade fugirá de nós. Deixamos o que não nos convém; e tomemos o que nos convém: nossa VERDADEIRA VONTADE.
“O MUNDO PASSA E A SUA CONCUPISCÊNCIA; MAS O QUE FAZ A VONTADE DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE.” (Epístola Universal de S. João Apóstolo, 2 :17).
Ensinamento que nos faz ver que devemos preferir seguir o Evangelho do Deus Vivo, deixando o transitório, que é vaidade, para alcançar a Vida Eterna, no Espírito de Deus.
“HUMILHAI-VOS DIANTE DO SENHOR, E ELE VOS EXALTARÁ.” (Santiago Apóstolo, 4:10).
Imitemos a Cristo e teremos o Espírito de Cristo e seremos exaltados com Ele. Humilhando-nos à nossa Vontade Verdadeira, Divina, Ilimitada, chegaremos à Verdade e, com Ela, alcançaremos a Liberdade Infinita!